Web Content Viewer
Cultura Inglesa TOP 5 - Ruas do Rock - Blog - Cultura Inglesa

TOP 5 – Ruas do Rock

6 anos atrás ----- Blog Top 5

.
Quer conhecer Londres? A Cultura Inglesa preparou um roteiro especial, com as cinco mais famosas ruas do rock da cidade.

 

Portobello Road

Começamos a lista com a rua que representa a ponte entre a música inglesa e a brasileira. Portobello Road é uma das ruas de mais forte comércio de Londres, conhecida por suas casinhas de estilo vitoriano e uma feira semanal de antiguidades, discos, artesanato e moda. No fim dos anos 60, por sua posição contestadora durante o regime militar, Caetano Veloso foi censurado e exilado. Morou três anos em Londres, onde encontrou a Portobello Road como ponto de inspiração. A rua é citada em sua canção “Nine Out of Ten”, do disco “Transa”.
.

Berwick Street

Em quarto lugar, uma rua de mais de 300 anos. Berwick Street é famosa por sua feira secular, não de artesanatos, no caso, mas de alimentos mesmo, como temos por aqui durante a semana. Ela entra na lista por ter sido o cenário da capa do disco “(What’s The Story) Morning Glory?”, (foto acima), do Oasis, que marcou o rock dos anos 90.
.

Heddon Street

Independente do rock, Heddon Street é uma das ruas mais famosas de Londres. O comércio é forte, as iluminações natalinas são das mais famosas e muitas das construções foram idealizadas pelo arquiteto inglês John Nash, que, no século XVIII, foi um dos grandes responsáveis pelo visual monárquico da cidade. Uma rua tão suntuosa só poderia representar mesmo um dos álbuns mais suntuosos da história do rock – é rua da capa de “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars”, do David Bowie.
.

Denmark Street

Quem diria que uma rua tão curta e estreita seria tão significativa na história do rock? Foi nessa rua, também do século XVIII, em que os Rolling Stones, Donovan e Jimi Hendrix gravaram seus primeiros discos, Elton John compôs “Your Song” e Sex Pistols tinham um porão onde ensaiar. Em homenagem à rua, inclusive, o grupo The Kinks compôs uma canção em seu nome. Não à toa que um dos maiores agrupamentos de lojas de música fica justamente na Denmark Street.

Além disso, Denmark Street é a localização também da maior loja de quadrinhos e ficção científica de Londres, a Forbidden Planet.

 

Abbey Road

O primeiro lugar é da Abbey Road, claro, a rua que deu nome a um dos melhores discos dos Beatles e serviu também de cenário para a capa, onde eles atravessam a faixa de pedestres. Tamanha é sua fama, que a placa com o nome da rua teve de ser mudada de lugar, para onde passantes não alcançam, porque ela era frequentemente roubadas por fãs do quarteto (vide Simpsons acima).

A Abbey Road também é sede de um estúdio famoso, onde os Beatles mesmo gravaram a maioria de seus singles. Outras gravações por ali foram os discos do Pink Floyd dos anos 60 e 70 e as trilhas sonoras das trilogias “Star Wars” e “O Senhor dos Anéis”.

.
Veja todos os Top 5 do site

Comments

comments