Web Content Viewer
Cultura Inglesa [The Insider] Será esse o melhor fish & chips da Inglaterra? - Blog - Cultura Inglesa

[The Insider] Será esse o melhor fish & chips da Inglaterra?

4 anos atrás ----- Blog The Insider The Insider

fishchips

.
A gastronomia britânica talvez tenha pratos bem mais interessantes, mas ainda não apareceu nenhum que conseguisse destroná-lo.

O famoso fish and chips é o prato mais famoso do Reino Unido por uma questão muito simples: sua popularidade.

“I used to eat fish’n’chips at least once a week when I was a kid”, lembra o engenheiro Ian Douglas, 30 anos, um bloke de Grimsby, cidade costeira do leste da Inglaterra.

Ainda hoje, embora seu consumo tenha diminuído nas grandes cidades devido à concorrência da globalização gastronômica (tem até restaurante de “pf” brasileiro na Inglaterra atualmente), esse simples prato de peixe frito com batata frita resiste bravamente (veja sua história aqui)

Junto com o Ian Douglas, o blog do Festival pegou a estrada para o norte para ir atrás de um dos mais tradicionais fish and chips do Reino Unido.

Grimsby e Cleethorpes, sua cidade vizinha (a da foto acima), têm bastante tradição na indústria pesqueira e estão cheias de restaurantes e botecos especializados em fish and chips.

E um desses restaurantes em especial atrai gente de toda a Inglaterra. É esse da foto abaixo, o Steel’s, que fica em Cleethorpes:

steels-cornerhouse-restaurant

Por fora, nada de mais. Mas lá dentro, a viagem de quatro horas de Londres até Cleethorpes começa a valer a pena.

Das cortinas ao uniforme das garçonetes, do aniversário da senhora que completava 60 anos ao bom humor do menu, tudo ali neste restaurante de 1946 é inconfundivelmente britânico.

.
Screen Shot 2014-03-07 at 16.42.16
[ Lista de compras no menu do Steels’ ]

.
Mas vamos ao fish and chips!

Primeiro, você tem de escolher o tipo de peixe: haddock ou plaice (haddock é o que mais sai).

Depois, decidir se quer algum acompanhamento. Salada, feijão de lata ou coleslaw são pedidas comuns. Mas se você está no norte da Inglaterra, o padrão é pedir mushy peas, um purê de ervilha.

Ah, no Steel’s, quando você pede o fish & chips, ganha uma entrada com pão com manteiga e chá.

O peixe vem num prato enorme, junto com os sachês de ketchup, maionese e molho tártaro (vá sempre de molho tártaro!).


A aparência do prato não é exatamente sofisticada. Mas nem precisa, porque não se trata de um restaurante francês e também porque em vinte minutos não sobra nada mais para contar história, nem uma mísera batata.

O peixe é realmente especial: macio, fresco, sequinho e com um batter (a fritura que cobre o peixe) crocante tão gostoso quanto a batata.

O haddock é pescado ali na cidade mesmo.

A batata frita é maior e mais gordinha das que vemos por aí, e o “mushy peas” dá um toque cremoso ao peixe.

Ou seja, é tudo de fato uma delícia e vale cada quilômetro da viagem.

O Steel’s realmente é especialista no assunto. Não é à toa que recebe ingleses de todos os cantos do país e às vezes a fila de espera se estende pela calçada.

Ian, experiente comilão de fish & chips, confirma que este é seu restaurante preferido quando o assunto é fish and chips.

E sugere uma caminhada pela promenade da pequenina cidade para fazer a digestão, onde os restaurantes e pubs dividem espaço com os arcades tão característicos das cidades litorâneas da Inglaterra.

Se você vai para o UK e se animou a comer o — tudo indica — melhor “fish’n’chips” do país, siga as coordenadas.

.

13_CIF_insider_Grimsby 

Comments

comments