Web Content Viewer
Street Hockey – reúna os amigos e vá pra rua se divertir! – Blog – Cultura Inglesa

Street Hockey – reúna os amigos e vá pra rua se divertir!

6 anos atrás ----- Blog

.

street-hockey-pb

.

A partir de sexta (17 de maio) quem passar pela estação de metrô Santa Cecília vai esbarrar com a exposição do 17° Cultura Inglesa Festival que trata sobre os esportes de rua. E tem de tudo! Começando por brincadeiras que vêm desde os tempos de sua bisa, como o jogo da amarelinha ou bolinhas de gude, até os mais moderninhos e aventureiros como o street hockey.

Este último, por questões de espaço e segurança, não poderá ser praticado no local. Então vamos explicar um pouco como funciona e nas próximas semanas já dá para convidar os amigos para uma partida no parque ou numa rua tranquila.

 

Quente ou frio?

Não à toa o nome é familiar, street hockey é uma versão do tradicional hockey jogado no gelo. Ele é muito popular em regiões mais quentes da Europa e no Estados Unidos e também durante os verões canadenses. O motivo é óbvio: não tem clima para a pista de gelo. 

A origem exata do street hockey é um tanto incerta. Dizem que o esporte começou a ser praticado no início do século XX, quando algumas ruas norte-americanas estavam sendo pavimentas. Porém, foi apenas na década de 1970 que Raymond W. Leclerc teria estabelecido algumas regras para o jogo.

Apesar disso, ainda hoje, o estilo de uma partida de street hockey varia bastante de um lugar para o outro. Isso porque cada grupo estabelece o que é ou não permitido durante o tempo em que a pequena bola de plástico (e não um disco) está rolando.

.

 [vimeo http://vimeo.com/27102580]

.

Preliminares

Essa modalidade é praticada com patins sobre rodas, também conhecido por ” roller skating” e, geralmente, os dez jogadores (cinco de cada time) usam pouco ou nenhum equipamento de proteção. Então, o contato físico bruto tende a ser proibido. A meta para vencer é a mesma do futebol: marcar o maior número possível de gols no adversário.

No entanto, não há impedimentos, a equipe pode usar todo a área (inclusive atrás do gol) para se movimentar e é preciso encaixar a bola numa região limitada a 1,05 m de altura por 1,70 m de largura. O bom deste tamanho é que dá para transportar e montar as traves com maior facilidade.

 

Valendo

O jogo tem dois tempos de dez minutos e pode ter início de duas maneiras. A primeira, chamada de “NHL face-off” consiste na disputa entre dois jogares que batem seus tacos (sticks) um contra o outro três vezes dizendo “N”, “H”, “L” e, na última letra, reivindicam a posse da bola. Ou então, uma das equipes começa com a posse de bola atrás do gol, como acontece em jogos de basquete após uma cesta.

É penalty se alguém tira o gol do lugar, pega a bola com a mão na área ou comete falta pelas costas. As outras punições vão desde dois minutos fora do jogo até expulsão, de acordo com a gravidade da falta.

.

Pietro-Izzo

.

Agora que você já está manjando sobre street hockey, passa lá pela exposição e veja os outros esportes que dá para jogar na sua com os seus amigos. Para mais informações acesse a nossa agenda.

Comments

comments

INSTAGRAM

49 anos atrás
@