Web Content Viewer
Como surgiu a tradição britânica do chá das cinco? – Blog – Cultura Inglesa

Como surgiu a tradição britânica do chá das cinco?

6 anos atrás ----- Blog Cultura Inglesa Exposições

.

.

O projeto Five O’Clock Tea, de Rogério Issao Degaki, vai ser uma das exposições de Artes Visuais do 17°Cultura Inglesa Festival. E o tema da sua obra vai ser um tema que já é mundialmente conhecido: o tal chá das cinco. Você faz alguma ideia de onde surgiu esse hábito britânico?

O chá chegou à Inglaterra por volta de 1662, junto com a princesa portuguesa Catarina de Bragança, que viria a se tornar mulher do rei Charles II. Mas foi só em meados do século XIX que a prática de tomar chá à tarde virou moda, graças à duquesa de Bedford, Anna Maria Russell.

O motivo é simples, e muito nobre: no fim da tarde, entre o almoço e a janta, sempre batia a fome na duquesa. Para resolver o problema ela fazia uma boquinha: uma xícara de chá (servido com leite e açúcar) e um lanche. Com o tempo, seus amigos foram convidados a partilhar a experiência e a mesa se tornou palco para pequenos sanduíches, bolos e geleias.

.

Depois que a moda pega

Hoje em dia há várias opções para se tomar o chá das cinco, que não necessariamente precisa ser neste horário. E existe até mesmo sommeliers de chá! Sim, uma profissão dedicada aos sabores, texturas e aromas da bebida. Considerado praticamente uma refeição, tamanha a quantidade de comes e bebes, o chá da tarde se tornou uma celebração entre amigos e programa obrigatório por quem passa pela Inglaterra.

Inspirado nesse hábito mais que centenário, Rogério criou versões gigantes de comidinhas que estão sempre presentes. Veja abaixo o tamanho dos quitudes! Quem quiser conferir ao vivo, em detalhes, é só dar uma passada pelo Centro Brasileiro Britânico (CBB) a partir do dia 17 de maio. Por lá você também encontra outros trabalhos que integram a mostra do festival.

.


Comments

comments

INSTAGRAM

49 anos atrás
@