Web Content Viewer
Cultura Inglesa Qual é a origem do icônico fish and chips? - Blog - Cultura Inglesa

Qual é a origem do icônico fish and chips?

4 anos atrás ----- Blog BritQuiz Cultura Inglesa

fish-chips3

 

Separadamente, tanto o fish quanto as chips têm origens fora das ilhas britânicas.

A origem das batatas fritas, apesar de serem chamadas de french fries nos Estados Unidos, é bastante controversa, e motivo até hoje de picuinha entre franceses e belgas. Um dos possíveis motivos da ideia original de fritar batatas teria sido a necessidade de substituição do peixe na alimentação camponesa, quando lagos congelavam. Segundo essa versão da história, no inverno belga, camponesas cortavam batatas em formatos que remetiam a pedaços de peixe, antes de fritá-los e servi-los a toda a família.

Já o peixe empanado parece ter sido trazido ao Reino Unido por judeus, emigrando de Portugal e da Espanha no século XVII.

Explicar como surgiu o prato que junta essas duas maravilhas fritas é tão complexo e controverso quanto é o caso da rixa que opõe belgas e franceses a respeito das chips. Tanto o norte quanto o sul da Inglaterra alegam ter comercializado primeiro o fish and chips. Mas a única coisa de que se pode ter certeza, agora, é que a popularização do prato – que se espalhou por toda Inglaterra e também, mais tarde, pela Escócia e pela Irlanda – aconteceu pelo apelo que ele teve diante das classes operárias britânicas. Sendo um prato quente, prático, nutritivo e saboroso, o fish and chips se estabeleceu, desde então, como prato nacional.

 

1860cfe1d26bd4b8a0e388728dd06e78

 

Em todas as esquinas da cosmopolita capital inglesa, estão disponíveis hoje em dia releituras do clássico. O mais comum é o vegetarian fish and chips, que, apesar de parecer contraditório, é bastante popular e tem várias versões.

Em nosso Pinterest, onde reunimos uma porção de receitas tradicionais inglesas, o fish and chips selecionado tem um toque indiano. Você pode conferir tudo isso clicando aqui!

Comments

comments