Web Content Viewer
Pergunte ao McGee: qual o álbum maldito do Oasis? – Blog – Cultura Inglesa

Pergunte ao McGee: qual o álbum maldito do Oasis?

8 anos atrás ----- Blog

.
Um Rolls Royce flutando numa piscina. É a imagem que marca o álbum Be Here Now (1997), considerado pela crítica, por muitos dos fãs e pelos próprios irmãos Gallagher o pior trabalho do Oasis.

“Be Here Now” é o terceiro álbum da banda descoberta pelo nosso DJ Alan McGee.

Foi lançado depois de Definitely Maybe (1994) e (What’s the Story) Morning Glory (1995), ambos de extremo sucesso. Havia muita pressão sobre seu lançamento, que coincidiu justamente com um bloqueio de criação por parte de Noel, e uma montanha-russa emocional por parte de ambos os irmãos.

Foi quando as famosas brigas entre os Gallagher ficaram acirradas. Noel decidiu que Liam era péssimo cantor, Liam decidiu que odiava as canções de Noel, Noel largou a banda por um curto período, Liam deixou de ir a shows – e quando ia, fazia pouco caso.

Tudo isso potencializado por muita droga pesada e pressa em gravar o disco.
.

.

Do Caribe

A maioria das canções foram compostas por Noel na ilha de Mustique, no mar do Caribe, onde ele costumava passar férias com a modelo Kate Moss e o ator Johnny Depp – Johnny Depp inclusive participou da faixa Fade In-Out tocando guitarra!

Foi um período conturbado, em que a banda definitivamente não estava numa boa fase.

Quando Liam foi gravar os vocais, Noel sequer compareceu.

Mas as críticas iniciais foram positivas e, já no primeiro dia nas lojas, Be Here Now vendeu mais de 420.000 cópias. Ao longo do tempo, porém, o disco foi sendo deixado de lado. Os próprios irmãos, que no época diziam “we are better than the Beatles”, hoje mal tocam as faixas do álbum ao vivo (como Stand by Me, Don’t Go Away e All Around the World).

As histórias e opiniões são controversas, como tudo que envolve o Oasis. Se quiser saber mais do caso, pergunte ao Alan McGee, dono do selo Creation Records, que lançou o Oasis.

Ele estava lá, envolvido na produção da banda, e na sexta-feira estará no Studio SP para um bate-papo aberto ao público e para animar a noite do 15º Cultura Inglesa Festival. Saiba mais.

 

Comments

comments

INSTAGRAM

49 anos atrás
@