Web Content Viewer
Para ver e ser visto no Festival: o óculos virou item fashion! – Blog – Cultura Inglesa

Para ver e ser visto no Festival: o óculos virou item fashion!

6 anos atrás ----- Blog

.

John-Lennons-Glasses

É comum encontrá-lo por aí, em diversas cores, tamanhos e modelos. Todo mundo usa – não é restrito a sexo, idade ou cultura. Os óculos deixaram de ser usado apenas por quem tem problemas de visão e hoje em dia virou item essencial na moda, tema aliás que está na exposição do 17° Cultura Inglesa Festival que rola a partir de sexta (17 de maio) na estação de metrô Vila Madalena.

Por lá você encontra os mais consagrados estilos, bastante influenciados pela música, que circularam (e ainda circulam) pelas ruas do mundo. A contar: hippie, clubber, punk, black, hipster e por aí vai. Entre um figurino e outro, sem dúvida, lá estará os óculos. Mas, você já parou para pensar de onde eles vieram?

 

Há mais de mil anos…

O termo tem origem na palavra “ocularium” que, na Antiguidade Clássica, definia os orifícios das armaduras que permitiam ao soldado enxergar. Imagina o sufoco! O conceito de óculos para a correção da visão só veio com as descobertas em óptica que datam lá por volta de 1.200 com os estudos de cientistas e matemáticos como o árabe Alhazen.

O primeiro esboço do acessório, como conhecemos nos dias de hoje, aparece na Itália em 1286. E, no início, ainda muito caro em se tratando de sua produção, foi quase uma marca registrada dos clérigos que passavam boa parte do tempo nas bibliotecas.

Ao longo dos séculos, com o avanço da Física, apareceram os óculos para descanso da vista, para a proteção dos raios ultravioletas e para a correção dos mais diversos problemas (miopia, astigmatismo, entre outros). Mas, engana-se quem acha que só usa quem precisa.

 

Quatro-olhos

Foi-se o tempo em que usar óculos é visto de maneira negativa. O adereço está na moda! Armações dos mais variados tipos, preta, azul, vermelha, com estampa, lente degradê etc. e tal. Vai dizer que você não consegue relacionar um estilo a cada um desses modelos aí embaixo?

.

kenye

.

 audrey-hep

.

gandhi

 

 

Comments

comments

INSTAGRAM

49 anos atrás
@