Web Content Viewer
“Estações” será um dos espetáculos de Artes Visuais do Festival em 2014 – Blog – Cultura Inglesa

“Estações” será um dos espetáculos de Artes Visuais do Festival em 2014

5 anos atrás ----- Blog Edital

mclaren_neighbours

Um dos projetos que venceu o Edital do Cultura Inglesa Festival na categoria “Artes Visuais” foi a proposta de curtas-metragens em 16 mm de Fernanda Pessoa, inspirados em “The Seasons”, projeto inacabado de Norman McLaren.

Por que ver: O escocês Norman McLaren foi um cineasta de grande sucesso no século passado. Além de talentoso animador e vencedor do Oscar de melhor curta-metragem em 1952, ele foi pioneiro no uso da intervenção direta na película cinematográfica. Essa técnica, pouco recorrente nos dias de hoje, foi escolhida por ele para o experimento “The Seasons”, deixado inacabado. É a partir desse projeto que a cineasta Fernanda Pessoa propõe “Estações”. A ideia é, de certa forma, finalizar o que McLaren começou, intervindo com pintura em filmagens de diferentes cenas paulistanas, fazendo-as remeter às diferentes estações do ano.

Em destaque: A primeira coisa que Pessoa traz à tona é algo bastante incomum para os jovens de hoje: o cinema analógico. Acostumados ao vídeo digital, eles podem se surpreender com “Estações”, que tem cores totalmente diferentes das que atualmente dominam a sétima arte. A intervenção sobre a película dos filmes, feitas com tintas e canetas, também é bastante rara. Inspiradas, assim como Norman McLaren em “The Seasons”, no artista inglês William Turner, essas pinturas vão ilustrar fenômenos naturais como a chuva e o pôr do sol e também os diferentes aspectos do céu em cada estação do ano.

Quem faz: Fernanda Pessoa

Onde e quando: Mais informações em breve! Acompanhe nosso Facebook e Twitter.

Comments

comments

INSTAGRAM

49 anos atrás
@