Web Content Viewer
Bons motivos para você não perder as atrações do Fringe no 17CIF – Blog – Cultura Inglesa

Bons motivos para você não perder as atrações do Fringe no 17CIF

6 anos atrás ----- Blog Teatro

.

.

Todos os anos cerca de um milhão pessoas circulam por Edimburgo, na Escócia, para assistir a várias apresentações de música, cinema e teatro. Estamos falando do maior festival de arte e cultura do mundo, o Fringe, que participa do Cultura Inglesa Festival com algumas de sua atrações.

 

Como assim, o maior?

O Fringe acontece todo o mês de agosto desde 1947. Naquele ano, as autoridades organizaram o Festival Internacional de Edimburgo para promover a cultura no período pós-guerra. O que eles não esperavam é que oito grupos de teatro iriam se “auto-convidar” e fazer espetáculos simultaneamente.

Nas edições seguintes mais artistas  seguiram o exemplo e, em 1958, foi fundada a Sociedade do Fringe Festival, que formaliza as performances, distribui informações e funciona como bilheteria central. A ideia é tão democrática que não existe uma comissão de seleção − todo e qualquer artista que tenha uma história para contar terá seu lugar garantido.

O resultado disso? Simples: a mistura deu tão certo que o festival já é referência quando o assunto são novidades, trabalhos experimentais e novos talentos. Para você ter uma ideia, em 2012 foram mais de 2.600 espetáculos, vindos de 47 países diferentes e apresentados em 279 locais.

.

.

Tem opções para todos os gostos e em todas as áreas – comédia, dança, teatro físico, musicais, óperas, exposições etc. Além disso, vale lembrar que grandes nomes do mundo do entretenimento dividem espaço com artistas desconhecidos em início de carreira. Dá para imaginar? Tem que ter pique para acompanhar!

Se você ainda não teve a chance de conferir de perto, agora é o momento. Algumas atrações britânicas, que estiveram no último Fringe, estão por aqui a partir de maio. No vídeo aí embaixo, nosso produtor cultural, Laerte Mello, filmou uma palhinha do show que a banda Dark Jokes fez no Fringe 2012 e que traz para cá agora. Gostou? Então, não deixe de acompanhar as novidades do 17º Cultura Inglesa Festival.

.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NSWfdXqdMq4[/youtube]

Comments

comments

INSTAGRAM

49 anos atrás
@