Web Content Viewer
Cultura Inglesa A história da bandeira mais fashion do mundo - Blog - Cultura Inglesa

A história da bandeira mais fashion do mundo

4 anos atrás ----- Blog Cultura Inglesa

48bbc34eae7de694d4ef11244ddfa972 article-1338726091093-136d7cd3000005dc-723014_636x417

 

No Brasil, a gente só costuma ver a bandeira nacional pipocando por aí durante a Copa do Mundo. Já na Grã-Bretanha a galera não só abusa do azul com vermelho o ano inteiro, como também arranja um jeito de encaixar a famosa Union Jack (o nome oficial da bandeira do Reino Unido) em todo e qualquer lugar. Mesmo. A gente até montou um álbum no Pinterest com os lugares mais inusitados onde a bandeira da união está estampada, e não parece que vamos parar de atualizá-lo tão cedo – esses dias, achamos uma foto da Katy Perry com cílios britânicos! 

Tudo bem que a bandeira é bonita, e tudo mais, mas, quando você vê que hoje em dia tem até toilet seats da Union Jack sendo vendidos por aí, você se pergunta… afinal, o que é que essa bandeira tem? 

Primeiramente, vamos combinar que o design ajuda. Sabe por que, enquanto a maioria das bandeiras europeias são tão simples, a do Reino Unido tem esse desenho? 
.

 6e84575a2ba464e770710f1d0f71fbb2

.
A história começa em 1606. Nesse ano, surge pela primeira vez a noção de “Reino Unido”: Jaime VI, rei escocês que herdou a coroa da Inglaterra e da Irlanda, cunhou tanto o termo quanto a primeira versão da bandeira, cuja ideia era unir a cruz de São Jorge, da Inglaterra, e a de Santo André, da Escócia. Apesar disso, foi só em 1707 que o Reino virou Unido de verdade, com o primeiro Tratado de União. 

A Union Jack como a conhecemos hoje só apareceu, na verdade, quando foi assinado o segundo Tratado de União, que incluía a Irlanda (do norte e do sul) no Reino e consequentemente adicionava mais uma cruz à bandeira: a de São Patrício. Hoje, essa cruz representa apenas a Irlanda do Norte.

A primeira vez que a Union Jack se espalhou pelo mundo foi junto com o Império que o Reino Unido estabeleceu no século XIX. Muitos britânicos, por uma certa vergonha desse passado colonial, não têm muito apreço pela aplicação desenfreada da bandeira. 

Mas aí ela entrou no mundo da moda… E parece que tudo começou como um contra-ataque: quando os Estados Unidos começaram a se estabelecer como principal referência cultural do mundo, os artistas britânicos quiseram marcar território, e passaram a vestir roupas estampadas de Union Jack. E a bandeira deu uma nova volta ao mundo, levada, dessa vez, por gente como David Bowie. E hoje a moda já se espalhou para tudo quanto é canto do mundo.

 

Brands-Associated-David-Bowie-Alexander-McQueen-545 zap_who

.
Aprenda a fazer uma Union Jack perfeita e veja as inspirações no nosso Pinterest!

Screen Shot 2013-11-28 at 15.15.06

Comments

comments