Web Content Viewer
Cultura Inglesa [The Insider] A magia e a influência dos double-deckers – Blog – Cultura Inglesa

[The Insider] A magia e a influência dos double-deckers

4 anos atrás ----- Blog Cultura Inglesa The Insider The Insider

Quer chamar a atenção? Cola num double decker

.
Os ônibus vermelhos de dois andares não são meros meios de transporte.

Eles fazem parte da alma de Londres. Sem eles, a cidade não teria o mesmo charme, e os londrinos sabem muito bem disso.

Estes ônibus estão nos sofás das pessoas e no dia mais importante da vida de muitos casais

E como todo mundo está de olho neles, além de ícone de um país e símbolo de transporte público eficiente, os double-deckers viraram também outdoor.

Outdoor de caríssimas campanhas publicitárias como a da foto acima, que promovia uma marca de refrigerante (clique aqui entender como o artista fez o truque de ficar pendurado no ônibus!). E agora outdoor também de campanhas polêmicas sem fins lucrativos.
.

"Algumas pessoas são gays. Supere!"

.
Quando os anúncios pró-ateísmo e pró-casamento gay (foto) tomaram mais de 1000 ônibus da capital inglesa ano passado, o rebuliço foi geral. Tanto a favor, quanto contra. 

Instituições cristãs logo compraram anúncios com mensagens contrárias. Só que, sem ganhar a mesma simpatia do público e do governo da cidade, perderam a batalha. O anúncio anti-gay não contribuía para uma “tolerant and inclusive London”, segundo a autoridade de transporte da cidade, e acabou vetado. Já a propaganda do “Deus existe” foi aceita, mas não era tão criativa, nem polêmica, quanto a rival, e simplesmente não chamou muita atenção.

O anúncio “Some people are gay. Get over it!” (em tradução livre: “algumas pessoas são gays. Supere isso!”) foi particularmente muito bem sucedido.

Ainda em circulação em alguns ônibus da cidade, ele fazia parte da campanha pró-casamento de pessoas do mesmo sexo na Inglaterra. Campanha esta que conquistou seu objetivo! Em julho deste ano, a lei do “same sex marriage” foi aprovada no Parlamento. Entra em vigor em 2014 e, segundo a Stonewall – a ONG que bolou a campanha do ônibus – o Reino Unido deve celebrar seu primeiro casamento gay agora em janeiro.

A lei não foi aprovada por conta do anúncio, claro. A campanha do “get over” já existia antes, mas atingiu outro patamar depois que apareceu nos ônibus da cidade. Foi quando ela tomou conta de um território sagrado. 

Sim, o melhor jeito de ver Londres é da janela do segundo andar de um double decker. Só que agora, além de passear dentro deles, mais do que nunca vale também ficar de olho neles. Esses ônibus ditam tendência.
.

"Existe definitivamente um deus"

.

160 anos de história

Londres tem transporte público de dois andares desde antes da invenção do automóvel. Double-deckers puxados a cavalo começaram a rodar na cidade ainda na década de 1850.

Em 1910 a cidade ganhou sua primeira frota motorizada. Mas só em 1956 surgiu o Routemaster, o modelo de double-decker que transformou o ônibus de Londres no símbolo que é hoje.

As carruagens double-deckers do século XIXScreen Shot 2013-10-13 at 23.06.42

.
Os Routemasters serviram os londrinos até 2005, quando foram definitivamente substituídos por ônibus mais modernos e confortáveis. Em 2012, porém, o clamor da população da capital inglesa fez com que as autoridades recolocassem alguns Routemasters em circulação (em algumas poucas linhas, como a 15, mais turísticas e menos vitais para o commuting).

Sabia que São Paulo também já teve seu ônibus de dois andares vermelho?

Este ano, pela primeira vez em 50 anos, há um novo double-decker desenhado especialmente para Londres em circulação. É este da foto abaixo, chamado New Bus for London. Ele é super silencioso, mais espaçoso, confortável e eco-friendly, e já roda em três linhas da cidade. 

Mais de 600 devem estar nas ruas até 2016.

Os ônibus de dois andares não envelhecem, nem perdem a magia, e são cada vez mais importantes para os britânicos.
.

new bus for london
.

.
* O insider do Cultura Inglesa Festival escreve de Londres (ou de qualquer outra parte da Inglaterra) semanalmente. Acompanhe nossas redes sociais pra ficar por dentro!  🙂

Comments

comments